Pages

Labels

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Televisão & Educação - fruir e pensar a TV.


Olhar e pensar a tevê de maneira diferente do habitual e do cotidiano. Entender a tevê usando métodos das ciências sociais que possibilitem análises contundentes e críticas dos programas voltados para a formação do indivíduo enquanto ser social.
A proposta é viabilizar (e tornar visível) para o leitor que enquanto vemos os programas de televisão também outras pessoas - produtores, jornalistas, atores, roteiristas, diretores, criadores - estão nos olhando e quem sabe até nos analisando para assim reinventar os programas...
 É possível vermos na tevê muito do que somos (ou não) e até nossas crenças (in)verdades. A autora consegue com maestria fazer o leitor/estudioso pensar que de qualquer maneira estamos um pouco presentes no que é mostrado. Destaca a importância social e política, e quiçá ideológica, de se estudar essa temática e não a mídia como um todo, mas enfatiza que a subjetividade construída é o que chama atenção. E se a televisão for retirada do cotidiano da população brasileira? Conseguiremos sobreviver? Afetará nossa cultura?
Enfim é ler com calma, atenção e dedicação para ter os olhos abertos pelo saber do conhecimento e aumentar o grau da visão com os fundamentos filosóficos, ideológicos e até políticos que embasam a obra. 

0 comentários:

Postar um comentário