Pages

Labels

domingo, 22 de setembro de 2013

E então a Burguesia proclamou: Liberdade, Igualdade e Fraternidade!

Desde a Revolução Francesa (meados de 1789), e até mesmo antes dela, fazer falsas promessas - ou não cumpri-las - para o povo já era algo “comum” e estratégico, com o intuito de erguer-se politicamente ou ter algum poder e controle sobre a sociedade.
A Revolução Francesa foi citada devido o grande destaque que se atribui até hoje à frase burguesa: “Liberdade, igualdade e fraternidade”.
Naquela época, para conseguir tirar a “grande nobreza” de seu poder, era necessário dominar o povo. O clero, subordinado aos nobres, pendia para o lado que mais lhe favorecia. O exército, que tinha de ser fiel àquele que pagasse-os e/ou os obrigasse a trabalhar. Burgueses, poder econômico buscavam seus direitos políticos. Sobrava assim quem ordenada - os nobres -, e quem era subordinado, querendo ou não.
Essa condição permaneceu até a burguesia querer mudanças e exigir deixar de ser só um poder econômico e passar a ser o líder social e influencias nas ordens do país. Assim, a burguesia construiu seu projeto de uma nova França.
A classe nobre não daria o braço a torcer e pedir ajuda aos trabalhadores, que talvez, cegos pela ignorância, se deixariam enganar uma vez mais.
Burgueses ganharam a confiança da população prometendo uma liberdade que não existiria, uma igualdade que obviamente seria impossível acontecer, e uma fraternidade que claramente não seria cumprida.
Depois do esforço revolucionário de dez anos e da confiança conquistada junto ao povo, jogar aquelas promessas no ralo após terem conseguido o poder não era o que a classe trabalhadora esperava, mas obviamente não se preocupar em cumprir com as promessas e controlar o povo confortava a burguesia, que de 1800 em diante era o poder.
Pior mesmo é acreditar que ainda hoje existam burgueses contemporâneos e trabalhadores ignorantes que se deixam enganar por promessas parecidas, proclamadas, e jamais cumpridas.

Texto por: Náyade Dessiree.

0 comentários:

Postar um comentário