Pages

Labels

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Guia Ilustrado Zahar – Cinema. Ronald Bergan


O autor Ronald Bergan é crítico de cinema conceituado noutros países pelo seu profundo conhecimento do assunto e o respeito que conquistou entre outros especialistas na sétima arte. É colaborador de diversos jornais britânicos, como o The Guardian, e ocupa o cargo de vice-presidente da Federação Internacional de Críticos de Filmes e dá palestras sobre o assunto em todo o mundo.
Seu livro é uma grande viagem pela história, pelos gêneros e as biografias interessantíssimas de atores e diretores que souberam atuar e fazer do cinema uma nova e permanente porta para um novo universo.
Sendo um cinéfilo ou não o leitor pode se deleitar ou desvendar detalhes de 100 obras-primas, ou então se guiar pela lista diretores do mundo todo de A a Z, passando por grandes estrelas e explicando como é o ciclo de vida de um filme, desde a ideia do argumento à estréia.
 A obra traz um panorama da cinematografia de países como Espanha, Índia, Japão e China, entre outros, além de analisar as características e a contribuição do cinema latino-americano em capítulos específicos – focando a América Central e a América do Sul -, Ronald Bergan comenta positivamente a tradição política dos cineastas destes países e destaca a obra de brasileiros como Glauber Rocha, Ruy Guerra, Cacá Diegues e Nelson Pereira dos Santos. Interessante destacar que Bergan lança um olhar, também, sobre o cinema latino-americano, nos anos 1980, que renasceu, e aparece uma lista de obras como ‘Central do Brasil,’ de Walter Salles, ‘Cidade de Deus,’ de Fernando Meirelles, ‘Nove rainhas,’ do argentino Fabián Bielinsky, e ‘Whisky,’ do uruguaio Pablo Stoll.
Com a leitura dessa obra a visão e prazer sobre cinema irá aumentar ou mudar, e até ampliar o conhecimento e assim o sujeito-receptor poderá assistir aos filmes com uma sustentação maior e quem sabe entender os festivais e a indústria cultural que conduz a maioria das produções.
Belíssimo livro que pode se tornar até uma obra de cabeceira.

0 comentários:

Postar um comentário