Pages

Labels

sábado, 7 de setembro de 2013

A cultura da mídia na escola: Ensaios sobre cinema e educação.



Contando com profissionais de grande envergadura que refletem sobre as possibilidades de relações entre o cinema e a escola, o leitor é presenteado com os artigos “A escola vista pelo cinema: uma proposta de pesquisa”, “Cinema: instrumento reflexivo e pedagógico”, “O conceito de gênero e a construção dos sujeitos femininos na família: o uso do cinema nas reflexões educacionais”, “Mocinhas estranhas e monstros normais nos filmes da Disney” e “Sobre a lógica do controle na atualidade: o caso Stuart Little” que apresentam algumas reflexões sobre a qualidade da produção cultural que é oferecida às crianças e que devem ser questionadas e discutidas no ambiente escolar mediado pelos conhecimento das ciências humanas.
 O que lemos/vemos nesse livro é um convite ao desafio aos educadores para que usem outras linguagens passíveis na transmissão e produção do conhecimento, o que se torna possível com a ampliação da ação pedagógica. Ou seja, estar atento – e sem preconceito – a outros estímulos criativos que aparecem em nosso meio cultural como o cinema, por exemplo, que se amplia além das telonas e chega rapidamente às telinhas dos computadores ou dos celulares que tem se tornado produto de fácil acesso as crianças e jovens que diariamente vão às aulas com a intenção (e obrigação) de aprender e se formar. Por fim como usar essa mídia e suas produções – filmes de animação, por exemplo – nas aulas e preencherem positivamente os currículos escolares enriquecendo todo o trabalho pedagógico do profissional e mostrando outras realidades possíveis e viáveis na aprendizagem abordando conceitos novos ou antigos que influenciam na construção do cidadão atual? Essa e outras perguntas podem ser respondidas a partir da leitura do livro.

0 comentários:

Postar um comentário