Pages

Labels

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Filme "O menino e o mundo" indicado ao Oscar.

O filme "O menino e o mundo", do diretor Alê Abreu, foi indicado ao Oscar de melhor animação do ano. 

"Nosso filme nasceu como um grito sincero, de liberdade, de amor, um grito político, latino-americano. Mas sobretudo um grito contra o sufoco que a grande indústria cria aos potenciais artísticos, poéticos, e de linguagem da animação. E acho que este grito ecoou onde precisava ecoar. Um momento importante onde filmes de animação mais autorais concorrem ao prêmio maior da indústria de cinema", declarou Alê, em seu Facebook. 
"Somos a zebra do ano, com o maior orgulho de ser zebra, e vamos trabalhar forte para trazer o careca dourado para o Brasil! Vitória! Airgela! Viva a animação brasileira!", disse. 
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood anunciou na manhã desta quinta-feira (14) os indicados ao Oscar 2016. 
O brasileiro concorre com "Anomalisa", "Divertida mente", "Shaun, o carneiro" e "Quando estou com Marnie". 
A cerimônia de entrega das estatuetas do 88º Oscar acontece no dia 28 de fevereiro. 

Sobre o filme 

A animação brasileira narra as aventuras de um menino que vive em uma cidade isolada e que um dia se lança em uma missão para encontrar seu pai. Usando a fantasia e a inocência, o filme aborda os problemas que afetam a Terra hoje, como a globalização, a crise econômica e a perda de valores. 
O filme é dirigido pelo cineasta paulista Alê Abreu, de 44 anos, que em 2007 estreou a animação "Garoto Cósmico" (Postagem feita no início de 2015 pelo blog CINEMA DE ANIMAÇÃO – OLHAR ALEM DA TELA). Ele também dirigiu os curtas "Espantalho" (1998) e "Passo" (2007). No vídeo abaixo, Abreu fala sobre a animação indicada ao Oscar. 
"O menino e o mundo" conquistou, no ano passado, o Prêmio Cristal de longa-metragem no encerramento do 38º Festival do Filme de Animação de Annecy, no leste da França, considerado o epicentro mundial do cinema de animação. 
(Fonte - http://g1.globo.com/pop-arte/oscar/2016/noticia/2016/01/brasil-e-indicado-ao-oscar-de-melhor-animacao-com-o-menino-e-o-mundo.html) 

Em 23-01-2013 o programa Metrópolis da TV Cultura realizou uma entrevista com o animador Ale Abreu que criou a animação que agora concorre ao Oscar. Nessa entrevista ele conta o processo de criação da animação O MENINO E O MUNDO que nós do blog consideramos importantíssimo pois ouvimos do próprio criador as suas intenções com a criação. Como privilegiamos o olhar além da tela conhecer a obra e suas mensagens implícitas – coladas até – vindo do próprio animador é muito interessante e necessário para entendermos e analisarmos essa categoria do cinema. Vejam e ouçam o mestre falar... 



País: Brasil 
Produção: TV Cultura 
Ano: 2000 
Tempo: 4:38 

0 comentários:

Postar um comentário