Pages

Labels

terça-feira, 8 de abril de 2014

Filosofia para jovens – Uma iniciação à Filosofia.



A obra que indicamos é útil para jovens (de qualquer idade) e leitores curiosos e incomodados acerca da existência humana. É natural do ser humano o ato de pensar e filosofar no cotidiano e, portanto, andar por esse caminho munido de métodos e ideias/luzes garante passos firmes, objetivos sólidos e seguros. 
Clarear os objetivos do ser humano sobre a vida pessoal, como personagem social, como ser político e indivíduo pertencente a um grupo ou classe social é uma das propostas do livro. A frase de Martin Heidgger “O homem é um ser caminhante, e ao caminhar tem sempre um pé no ar e um pé no chão”, cabe bem a essa proposta que proporciona discutir temas atuais como liberdade, morte, religião (e religiosidade), amor (e paixão), felicidade, ideologia e alienação... Esses temas permeiam nossas vidas e mentes e não tem como nos isolarmos ou sermos indiferentes a eles, pois dependemos das escolhas que fazemos frente aos desafios que o mundo nos apresenta...
Na orelha do livro vemos um esclarecimento sobre a didática e proposta de abordagem: “Além dos capítulos que versam sobre assuntos como liberdade, moral, felicidade, religião etc, a autora sugere exercícios de autores apreciados pelos jovens. Embora simples e estreitamente ligado aos interesses da juventude, o livronão foge à didática perfeita e aos conceitos importantes e necessários para quem se inicia na filosofia”.
Um encaminhamento interessante ao final do livro é que a autora mostra uma trajetória histórica da filosofia e aponta estudos que devem ser seguidos a essa iniciação.
E se o leitor se interessar sugerimos a continuação desse estudo com o livro "O Cinema pensa", de Julio Cabrera que é um olhar da filosofia sobre a sétima arte...

0 comentários:

Postar um comentário