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sábado, 21 de setembro de 2013

Capitalismo – Mídia e consumismo desenfreado.

Faz um tempo que se vê claramente a influência exercida pela mídia quando o assunto é consumismo. Não é preciso números para se notar que grande parte do movimento econômico (não só a economia brasileira) se através do marketing (“a alma do negócio”) veiculada pelos meios. São comunicações de carros, - que geralmente retratam o imaginário para dar uma impressão do quão fora do comum aquele produto pode ser; de cervejas - com belas mulheres e muitos amigos em um bar a comemorar; de cigarros, de comidas, de brinquedos etc. O ponto principal a ser discutido é a ilusão e felicidade que ali se encontram. Com essa falsa ilusão de que para ser feliz é preciso ter aquilo, muitas vezes o consumidor se vê cego pelo desejo de ter o produto e é preciso ‘ser feliz’ como as pessoas irreais daqueles comerciais.
O consumismo desenfreado não é só coisa de gente grande não. Pesquisas feitas pelo Instituto Alana – instituto que desenvolve atividades que despertam a consciência crítica da sociedade brasileira a respeito das práticas de consumo de produtos e serviços por crianças e adolescentes – aqui e no exterior, afirmam que o consumo exagerado entre as crianças já deixou há muito tempo de ser um problema somente dos norte-americanos. De acordo com a pesquisa – subtítulo “No Brasil” – do Painel Nacional de Televisão do Ibope, as crianças brasileiras de  quatro a onze anos, que em 2004  assistiram a 4 horas, 48 minutos e 54 segundos de tevê por dia, passaram a ver 4 horas, 51 minutos e 19 segundos, em 2005. Passando o Brasil a frente dos Estados Unidos na quantidade de tempo em que as crianças usam a televisão. Outro dado importando que se encontra na pesquisa é sobre o nível de obesidade causada graças à influência da mídia através de comerciais – estes vistos pelas crianças como sedutores – sobre redes de fast food e alimentação pouco saudável. De acordo com a pesquisa feita pelo IBGE no ano de 2011 é capaz de se notar claramente a situação alarmante, cerca de 10% das crianças e adolescentes brasileiros sofrem sobrepeso e 7,3% obesidade, a maioria de classe média / alta, e agora vem à pergunta, por que isso acontece mais em crianças e adolescentes que possuem mais dinheiro? Simples, o acesso que se tem para encontrar alimento não saudável, a facilidade de se ter com o que dinheiro que possui, muitos trocam a “comida da mamãe” porque viram um comercial na televisão sobre um sanduiche gorduroso que vem com ‘brinquedinhos’ e correm atrás desse tipo de comida pelo simples fato de estarem acorrentados pelos comerciais sedutores e suas promessas de felicidade.
Tudo se torna mais fácil quando se tem dinheiro, é assim que se move o sistema capitalista, afinal, uma criança ou adolescente que tem condições mínimas de assistir uma televisão, obviamente ficará encantada e provavelmente vai querer algo que ali viu, entretanto, guardará aquele desejo pra si ou pedirá o objeto aos seus pais, que se não tiverem condições irão dizer que não e apesar da vontade da criança ou adolescente de ter aquilo, ela terá de se conformar com a situação e esquecerá. Entretanto, se a situação se repetir com um jovem de classe média/alta ele claramente fará pressão sobre seus pais até que os mesmos realizem seus desejos.
Hoje em dia a maiorias das pessoas vivem escravas da mídia e das propagandas que a mesma oferece impondo modelos de felicidade. Pode-se até a afirmar que provavelmente aqueles que mexem com propagandas se tornem ‘subordinados’ da mesma.
Alguns se vêem aprisionados, tem consciência e pouco fazem para mudar, outros vivem de forma cega em um mundo de inconsequentes.

Texto por: Náyade Dessiree.

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