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sexta-feira, 13 de maio de 2016

Cultura Indígena

                                            
                                            Dados técnicos:
                                            Direção: Juliana Camargo
                                            Produção: Juliana Camargo
                                            Cidade: Pariquera-Açu. País: Brasil
                                            Ano: 2015
                                             Duração: 16:36
  Esse trabalho foi fruto de pesquisa feito em 2015 pelos alunos do Ensino Médio numa escola pública no interior do Estado de São Paulo para atender as exigências da disciplina de Sociologia e a partir das orientações do professor Reginaldo Aparecido Sousa. A primeira ideia foi realizar uma pesquisa documental escrita – fontes literárias de estudiosos e algumas curiosidades – mas um grupo de alunos com espírito de pesquisador resolveram ir além e investiram na “aventura” de descobrir e entrar num espaço geográfico de uma aldeia indígena para, quem sabe, comprovar o que os livros/documentos diziam. Ou seja, por que não ouvir os próprios protagonistas e assim conhecer melhor seu cotidiano?
   Claro que eles tiveram um arcabouço teórico importante, sensato e coerente despido de preconceito e voltado para o espírito de alteridade e assim mergulhar numa ‘nova’ cultura.
As descobertas foram muitas e a troca também com ambos os lados ganhando... Aqui cabe ressaltar a fala de Betty Mindlin doutora em antropologia pela PUC-SP e pesquisadora de questões indígenas da Amazônia desde 1978,  que afirma “os índios querem aprender e ter mais participação social. Porém, isto não significa que eles querem deixar de ser índios.”
   Concordamos com a professora e reforçamos que  os projetos desse tipo mostram cada vez que  é possível valorizar o saber e a cultura dos povos indígenas e, também colaborar para que nós e eles tenham condições de participar ativamente das questões sociais. “Tirando-os da condição em que eles são vistos pela sociedade, que os despreza como ignorantes e analfabetos, e alçando-os ao patamar de um povo que há séculos tem o que ensinar”.
     Quem sabe uma educação flexível  que respeite as diferenças étnicas e culturais seja mais eficiente na construção de uma sociedade justa e igualitária? Afinal nosso país é pluralidade pura e não só com os índios, e para perceber, enxergar  e  entender isso basta olhar um pouco para os registros históricos.
     Assim indicamos mais do nunca esse vídeo para que prazerosamente vejam parte do resultado do trabalhar escolar – diríamos acadêmico – desses brilhantes alunos.

2 comentários:

  1. Obrigada Prf. Cláudio pelo incentivo de sempre !! Sem dúvidas foi incrível fazer esse trabalho.Eu amei apreciar um pouquinho dessa linda cultura , espero em um futuro breve visitar outras aldeias,conhecer mais sobre quem tanto nos ensinou e "Aculturou".Novamente,muito obrigada!!

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  2. Nós temos mais a aprender com os indígenas do que ensinar e se olharmos com mais profundidade veremos valores diferentes que podem nos ajudar a entender o mundo que precisamos (re)criar. Quando estive entre as tribos em Canuanã no estado de Tocantis não somente aprendi com também voltei diferente. Você - e todo e qualquer jovem interessado - sempre terá meu apoio para juntos mantermos valores bons e/ou mudar os valores ruins. FRATERNIDADE e SOLIDARIEDADE são fundamentais.

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