Cesky sen (Sonho Tcheco, 2004, Vit Klusák e Filip Remunda) é um documentário que propõe uma reflexão sobre o poder que a
publicidade exerce sobre o consumidor. O documentário apresenta dois estudantes
de cinematografia que criaram falsas propagandas publicitárias de forma a
incentivar, através de psicologia reversa - não vá, não gaste
etc -, a ida a um hipermercado fictício criado pelos
próprios, com essa proposta comprovaram o quanto a publicidade manipula as
pessoas, levando as pessoas a consumirem mais.
"O mundo é seu, então pegue, tudo o que você precisa é querer. Não seja preguiçoso, venha e pegue um carrinho de compras. Não estrague tudo, deixe o Sonho Tcheco começar... ♪" (trecho da música que promove a campanha do hipermercado) - Fonte da imagem: Wikipédia.
“Sonho Tcheco” tem início com pequenos trechos filmados na inauguração de hipermercados criados na década de 70 até 2002 (quando o número de consumidores chegava a ser tão grande que acabara gerando violência). Cada trecho é seguido de uma explicação crítica acerca dos temas consumismo é mídia.
Durante o desenvolvimento do filme os produtores apresentam a forte campanha publicitária, anúncios na TV, chamadas na rádio e sites que criaram especialmente para a ‘inauguração’ do seu “hipermercado”. Nela, atraem o consumidor – de criança a adulto -, explorando os sonhos de consumo pertinentes à cada faixa etária e para tanto se valem da ideia de perfeição do espaço em questão e da supervalorização dos produtos mais desejados.
(...) “nossos anúncios funcionam até se o produto é ruim ou mesmo não existe!” (...), afirma o publicitário durante a conversa com Vit e Filip sobre a propaganda usada no projeto. É nítida como a abordagem dessa campanha manipula as pessoas vítimas do sistema capitalista que caminha de mãos dadas com a mídia.
Durante o desenvolvimento do filme os produtores apresentam a forte campanha publicitária, anúncios na TV, chamadas na rádio e sites que criaram especialmente para a ‘inauguração’ do seu “hipermercado”. Nela, atraem o consumidor – de criança a adulto -, explorando os sonhos de consumo pertinentes à cada faixa etária e para tanto se valem da ideia de perfeição do espaço em questão e da supervalorização dos produtos mais desejados.
(...) “nossos anúncios funcionam até se o produto é ruim ou mesmo não existe!” (...), afirma o publicitário durante a conversa com Vit e Filip sobre a propaganda usada no projeto. É nítida como a abordagem dessa campanha manipula as pessoas vítimas do sistema capitalista que caminha de mãos dadas com a mídia.
Confira o trailer:
A forma que os
jovens executaram seu projeto atraiu a atenção não só de consumistas, mas
também dos curiosos que, mesmo não desejando comprar, deixaram-se seduzir pelo
marketing e no final viram-se obrigados a também, repensar suas próprias
atitudes.
E é por meio dessa linguagem simples e esclarecedora que Cesky Sen leva-nos a pensar criticamente sobre o contexto capitalista no qual estamos inseridos e o quanto podemos se não formos atentos, ser uma marionete do sistema. Vale realmente a pena assistir!
E é por meio dessa linguagem simples e esclarecedora que Cesky Sen leva-nos a pensar criticamente sobre o contexto capitalista no qual estamos inseridos e o quanto podemos se não formos atentos, ser uma marionete do sistema. Vale realmente a pena assistir!
Resenha crítica por Náyade Dessiree.
0 comentários:
Postar um comentário