Pages

Labels

segunda-feira, 11 de julho de 2022

Poema desenhado


 Essa é uma ilustração feita por Bianca Vissicaro, de um trecho do poema “Passagem das horas”, de Fernando Pessoa (Álvaro de Campos), feita em papel canson utilizando canetas aquareláveis e uma caneta preta 0,2. Foi realizado para um trabalho da faculdade, no curso de Produção Multimídia, que consistia em ilustrar um poema de domínio público.

A posição dos desenhos no papel foi pensada de forma a guiar a leitura do poema também pelas imagens, desde o cofre em formato de coração, até passar pelas águas nas quais o barquinho corre, o sonho e a conclusão final do autor nessa primeira estrofe:

                                  “E tudo isso, que é tanto, é pouco para o que eu quero.”

 O poema é, em essência, o retrato do homem moderno que busca encontrar a si, que deseja acompanhar o correr ligeiro - e até maluco - do mundo, e encontrar nisso algum sentido, tirar uma conclusão; e sua conclusão é, por fim, que tudo é nada. Se vê num dilema entre o desejo de captar e pertencer em cada sentido de seu tempo, e a paralisia em que também se encontra, o que o faz sentir e ver o tempo escorrendo por seus dedos.

                                                     “Viajei por mais terras do que aquelas em que toquei...

Vi mais paisagens do que aquelas em que pus os olhos...

Experimentei mais sensações do que todas as sensações que senti,

Porque, por mais que sentisse, sempre me faltou que sentir

E a vida sempre me doeu, sempre foi pouco, e eu infeliz.”

Fernando pessoa (Álvaro de Campos)

 

            Biografia acadêmica: 

A criadora da ilustração se chama Bianca Vissicaro, é estudante do curso de Produção Multimídia pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

 

0 comentários:

Postar um comentário