País: Estados Unidos
Duração: 3:50'
Ano: 2014
Colocamos abaixo uma pequena análise e explicação sobre Filipo Brunelleshci
e sua engenhosidade.
Florença, a cidade italiana conhecida por ser
o berço do renascentismo, abriga uma das maiores obras arquitetônicas já criadas pelo homem: a Cúpula da Catedral de Santa Maria Del Fiori.
A catedral é o coração e a alma de
Florença. Foi iniciada no dia 9 de setembro de 1296 e cerca de dois séculos
depois, estava quase pronta, pois ela ainda não tinha uma cúpula, e no ano de
1419, Fillipo Brunelleshci venceu o concurso para a construção da tão esperada
cúpula.
O arquiteto que ganhasse o concurso
deveria projetar além da cúpula, um maquinário capaz de subir e descer os
materiais do chão ao cume do domo, pois a catedral possuía 153 metros de
comprimento, 38 de largura no ponto mais estreito e 90 no ponto mais largo com
114 metros de altura, tornava impossível que tecnologias da época suportassem
tamanha altura. Por esse motivo, Brunelleschi projetou um guindaste capaz de içar 37
toneladas, através de engrenagens e da tração de animais de grande porte como
bois, vacas, entre outros.
Porém, os desafios não se encerravam ali. Brunelleshci
tinha que projetar a cúpula de forma que os tijolos não caíssem por ação da
gravidade, e que se encontrassem com perfeição, mas ao apresentar seu projeto, foi tachado de doido por propor uma solução
com um alto nível de complexidade, resultando na construção de duas abóbodas
superpostas, ligadas por uma escadaria de 463 degraus, levando ao topo da
catedral, com vista para toda a cidade de Florença.
Mas a grande questão que colocamos aqui é:
como um homem em meados de 1422 conseguiu posicionar os tijolos com tamanha
precisão e quais técnicas este havia usado? Bom, tudo o que temos são
especulações, uma vez que Brunelleschi não nos deixou os desenhos com os
detalhes de seu planejamento (queimou-os). Alguns acreditam que o segredo para
sua obra permanecer intacta por séculos seja graças a uma técnica criada por ele chamada espinha de peixe que consiste no ângulo
de fricção dos tijolos, onde um tijolo é posicionado na horizontal, seguido de
um menor na vertical em cima do anterior, e outro tijolo na horizontal. Dessa
forma, os tijolos na horizontal aplicam forças distintas contra o da vertical,
fazendo com que a construção se distribuísse por toda a circunferência.
Já outros acreditam que Brunelleschi só
conseguiu fazer com que os tijolos se encontrassem no final usando a técnica
das cordas. Nesta, a cada fileira de tijolos colocada, eram traçadas cordas em
toda a circunferência para que fosse possível
saber como posicionar a próxima fileira com precisão.
Existem várias histórias explicando o processo
de construção e uma delas era que Fillipo Brunelleshci misturava água com vinho
para que os operários trabalhassem melhor, e que após alguns copos de “água”,
37.000 tijolos e de 16 anos de construção com um crescimento de 30 centímetros
por mês, no ano de 1436 a catedral foi finalmente
terminada.
E agora com mais de 500 anos desde sua
conclusão, é considerada a maior obra arquitetônica já feita por argamassa e
tijolos.
A única coisa que nos é correto afirmar, é
que Brunelleschi trouxe consigo um novo conceito de arquitetura e que o mesmo
fez uma obra completamente única, fazendo com que toda a espera valesse a pena.
Se fossemos fazer encontro de dois arquitetos, Filipo Brunelleshci e Oscar Niemeyer, a frase que resume a suas obras em seus
tempos é: “A arquitetura deve servir para melhorar a vida”
Autora: Bianca Vissicaro - estudante da 1ª série do Ensino Médio na cidade de Registro - SP
Parabéns Bianca!!!! ótimo texto
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